Projeto Rede Gerando Renda contribui para melhorar a Coleta Seletiva no Grande ABC

Realizado por meio de parceria entre a Petrobras e a Coopcent ABCo projeto Rede Gerando Renda iniciado em agosto de 2012, contribuiu para o processo de implantação e desenvolvimento da comercialização coletiva dos materiais recicláveis das cooperativas de catadores vinculados à Coopcent ABC. Com a comercialização coletiva os grupos aumentaram seus rendimentos na medida em que passaram a comercializar diretamente com a indústria da reciclagem, que somente somente compra esses produtos em grande quantidade.

Isoladamente, os grupos não conseguiam juntar quantidade suficiente para comercializar com a indústria e eram obrigados a vender para intermediários que pagavam preços baixos. Com o apoio da Petrobras, os catadores realizaram várias ações relacionadas à estruturação do setor de comercialização e formação de pessoal nas áreasda produção, comercialização, finanças, contabilidade e formação visando melhorar as condições de vida e de trabalho.

Para Vilma Moura,coordenadora do Projeto, “a comercialização total dos grupos no inicio do projeto em agosto de 2012 era de 78 toneladas/mês. Em janeiro de 2015 esse número atinge 196 toneladas/mês, o que significa um aumento de 150% nesse periodo”. Segundo Moura, “esse número não foi muito maior pelo fato das Prefeituras dos sete municípios que compõem o grande ABC não ter investido na coleta seletiva de forma estruturada e organizada. Continuamos destinando à reciclagem menos de 6% do total passível de ser reciclado”, finaliza.

Outra grande contribuição do Projeto foi a implantação da fábrica de vassouras construidas a partir de garrafas pet. Desde novembro de 2014, a Coopcent ABC possui essa fábrica com potencial para produzir 1200 vassouras/mês.Maria Ruth Takahashi, coordenadora técnica do projeto, comenta que essa fábrica era para ter ficado pronta em 2013, pois “a Secretaria Nacional de Economia Solidária – Senaes, no projeto com a Prefeitura de Diadema, havia destinado recursos para esse fim, no entanto, em função da troca de governo e da burocracia interna na Prefeitura acabou não acontecendo” . Segundo Ruth, a fábrica de vassoura foi possível pela contribuição da Petrobras e da Coopcent ABC, que somou esforços para viabilizá-la. Até hoje o recurso da Senaes lamentavelmente ainda não chegou.”

Para Francisco Inacio da Costa, mais conhecido como Xoró, Presidente da Coopcent ABC, “a Petrobras contribuiu para a melhoria da qualidade de trabalho e de vida dos catadores e catadoras da região do Grande ABC. Graças a este projeto a venda coletiva dos materiais recicláveis diretamente para a indústria hoje é uma realidade. Com esse projeto o catador aprendeu como realizar o controle de qualidade da produção, como atuar de forma mais harmoniosa e democrática no seu espaço de trabalho”.

Apesar de todas essas melhorias, segundo Xoró, “os catadores e catadoras no ABC ainda continuam trabalhando de forma precarizada, sem condições dignas de trabalho e de remuneração decente. A Política Nacional de Resíduos Sólidos diz que as Prefeituras devem contratar os catadores para realizar esse trabalho da coleta seletiva, mas aqui no ABC os Prefeitos não contratam. Esse fato, infelizmente, faz com que a coleta seletiva e a destinação adequada de materiais recicláveis para a reciclagem contiua da forma precária como se encontra atualmente, ou tende a piorar. Para que a sustentabilidade passe do estágio do discurso para a prática efetiva é de fundamental importância a contratação das cooperativas de catadores pelas prefeituras”.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Coopcent, Senaes-MTE e Consórcio Intermunicipal ABC realizam Seminário
A Coopcent ABC abre licitação para aquisição de 16 carrinhos motorizados, 05 prensas verticais, 01 fragmentadora de papéis e 01 carroceria.
Aberta Licitação para Empresa de Transporte para Serviços Eventuais
>
Conferência Regional de Economia Solidária une ABCDMRR e Baixada Santista (5 de abril de 2014)
Dilma visita estande da Coopcent ABC na Expocatadores (19/12/2013)
Catadoras do ABC agradecem à Dilma
Catadores organizados realizam coleta porta a porta em São Bernardo do Campo
Grande ABC e Baixada Santista organizam Conferência Regional da Economia Solidária
Catadora do ABC expõe no I Seminário Nacional da SENAES - PRÓ-CATADOR
Coopcent e Senaes formam mais uma turma de catadores e catadoras novos
Um dia na vida de uma cooperativa de catadoras e catadores de materiais recicláveis 29/05/2013
Coopcent ABC visita prefeito de Rio Grande da Serra 13/09/2013
Prorrogação de processo seletivo 09/2013
Coopcent ABC busca parceria com a Unimáquinas
San Diego é um exemplo de município sustentável no manejo e tratamento dos resíduos sólidos.)
Grande ABC realiza a I Conferencia Regional do Meio Ambiente (14/06/2013)
Catadores de São Bernardo do Campo realizam reunião com Tarcísio Secoli (18/06/2013)
Alunos do Curso de Formação de Novos Catadores de Ribeirão Pires do Projeto SENAES - Coopcent ABC realizam produção de filme (06/06/2013).
Coopcent ABC e Petrobras lançam projeto "Rede ABC Catadores Gerando Renda 2012-2013" - (03/05/2013)
Coopcent e Senaes formam mais uma turma de catadores e catadoras novos (10/05/2013)
Catadoras e catadores dão exemplo de cidadania e sabedoria (03/05/2013)
Central de Triagem de Recicláveis inaugurado em Mauá (05 de dezembro de 2012)
Um dia na vida de uma cooperativa de catadoras e catadores de materiais recicláveis (29/05/2013)
Assembleia para eleição da diretoria COOPCENT ABC 2012/2014.
O projeto REDE ABC 2010 realiza visitas de acompanhamento dos trabalhos nos grupos
Fortalecimento da Política Pública com a inclusão dos catadores
COOPCENT em vídeoconferência realizada pelo SENAES
Aula inaugural Projeto COOPCENT-SENAES no Consórcio ABC
Coopcent ABC alinhada com o Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Reciclável

Cooperativa Central de Catadores e Catadoras de Material Reciclável do Grande ABC - COOPCENT ABC
Rua Caracas, 120 - DIADEMA - SP - CEP: 09921-090 Tel: (11) 4054-2263 - CNPJ: 10.203.963/0001- 46