Coopcent ABC

DIRETORIA EXECUTIVA


Diretora Presidente: PATRÍCIA FRAZÃO DOS SANTOS SILVA

Diretora Administrativa: ROBERTA NEVES BARRETO DOS SANTOS

Diretora Tesoureira: VIVIANE CONCEIÇÃO DE SOUZA

CONSELHO FISCAL EFETIVO

CLAUDEMIR SEBASTIÃO DA SILVA

MARIA ISABEL DA ISABEL DA SILVA

FRANCISCO INÁCIO DA COSTA

CONSELHO FISCAL SUPLENTE

MARIA LUCIA SOUZA DOS SANTOS

JOSÉ WALTER DA SILVA

NILDA NEVES SOARES

Breve história da Coopcent ABC


Coopcent ABC

A Coopcent ABC é uma cooperativa de segundo grau formada por grupos organizados de catadores e catadoras de materiais que realizam a coleta seletiva de materiais recicláveis em municípios do Grande ABC, fundada em 30 de janeiro de 2008.

Leva em consideração os princípios e objetivos da economia solidária em suas ações e seu principal objetivo é proporcionar melhorias econômicas, sociais e ambientais aos grupos cooperados, na busca de um desenvolvimento sustentável e solidário.

Sua história inicia-se na necessidade de venda conjunta entre os grupos do ABC. Os grupos descobriram na venda coletiva, a possibilidade de negociar diretamente com a indústria por um valor maior, ao comercializar em grande quantidade. Foi então que se criou a Rede ABC de Venda Coletiva, um espaço de discussão e troca entre grupos de coleta seletiva do Grande ABC.

Em 2007, os grupos constituíram a primeira cooperativa de segundo grau do estado de São Paulo, a Coopcent ABC, a partir da união de três cooperativas: Cooperma (Mauá); Cooperpires (Ribeirão Pires) e Cooperlimpa (Diadema). Neste processo foram decisivos os papéis do Projeto Rede ABC, patrocinado pela Petrobras com o apoio do Instituto Gea.

Em 2010 a Coopcent ABC conquistou sua sede em Diadema. Este espaço tem sido fundamental para o fortalecimento da organização dos catadores e catadoras na região. Nele estão sediados a Central de Comercialização dos Materiais Recicláveis e a fábrica de varal e vassoura construídos a partir de garrafas PET.

Neste ano de 2010 a Coopcent ABC desenvolveu o projeto REDE ABC 2010, inserido no Programa Petrobras Desenvolvimento & Cidadania, patrocinado pela Petrobras, que buscou o fortalecimento da gestão da cooperativa, ampliação da formação e venda coletiva e implantação da unidade de produção do varal de garrafas PET.

Em 2012 a Coopcent ABC iniciou em parceria com o Consórcio Intermunicipal do Grande ABC e a Secretaria Nacional de Economia Solidária do Ministério do Trabalho e Emprego projeto que teve por meta ampliar e aperfeiçoar a qualidade da coleta seletiva na região a partir da melhoria das condições de trabalho, capacitação e valorização profissional dos catadores. Em três anos, o projeto fortaleceu as cooperativas e associações, por meio de diversas atividades de formação.

Atualmente integram a Coopcent ABC as Cooperativas Cooperluz e Reluz de São Bernardo do Campo; Cooperlimpa, Nova Conquista e Chico Mendes de Diadema; Coopercata, de Mauá e Cooperpires de Ribeirão Pires, totalizando, 170 cooperados e cooperadas.

Estatuto Social


Estatuto




Ata da Assembleia

Cadastre-se e receba as notícias atualizadas sobre as Cooperativas