NOSSA HISTÓRIA

Breve história da Coopcent ABC

A necessidade de venda conjunta entre os grupos do ABC, foi identificada em 2006 nos encontros do projeto Gestão participativa e Sustentável de Resíduos Sólidos - Coleta Seletiva Brasil Canadá.Os grupos descobriram na venda coletiva, a possibilidade de negociar diretamente com a indústria por um valor maior, ao comercializar em grande quantidade. Foi então que se criou a Rede ABC de Venda Coletiva, um espaço de discussão e troca entre grupos de coleta seletiva do Grande ABC.

Em 2007, os grupos constituíram a primeira cooperativa de segundo grau do estado de São Paulo, a Coopcent ABC, a partir da união de três cooperativas: Cooperma (Mauá); Cooperpires (Ribeirão Pires) e Cooperlimpa (Diadema). Neste processo foram decisivos os papéis do Projeto Rede ABC, patrocinado pela Petrobras, e o apoio do Instituto Gea. Atualmente integram o Conselho ampliado desta cooperativa, mais três associações: Associação Refazendo, Associação Raio de Luz e Associação Pacto Ambiental (Grupos Vila Popular; Nova Conquista; Chico Mendes e Taboão), totalizando 200 cooperados envolvidos nestes grupos.

Em 2010 a Coopcent ABC conquistou sua sede em Diadema. Este espaço tem sido fundamental para o fortalecimento da organização dos catadores e catadoras na região. Nele estão sediados a Central de Comercialização dos Materiais Recicláveis; a fábrica de varal de garrafas PET; o Centro de Referência do Catador, em parceria com o MNCR; o comitê dos catadores do ABC e a secretaria da Associação Pacto Ambiental de Diadema.

Desde outubro de 2010 a Coopcent ABC vem desenvolvendo o projeto REDE ABC 2010, inserido no Programa Petrobras Desenvolvimento & Cidadania, patrocinado pela Petrobras, que busca o fortalecimento da gestão da cooperativa, ampliação da formação e venda coletiva e implantação da unidade de produção do varal de garrafas PET. Além do varal de garrafas PET, a Coopcent ABC dentro em breve estará produzindo a vassourapet, que também contribuirá para o aumento da renda dos grupos de coleta seletiva.

Em 2012 a Coopcent ABC iniciou em parceria com o Consórcio Intermunicipal do Grande ABC e a Secretaria Nacional de Economia Solidária do Ministério do Trabalho e Emprego projeto que visa ampliar e aperfeiçoar a qualidade da coleta seletiva na região a partir da melhoria das condições de trabalho, capacitação e valorização profissional dos catadores. Em três anos, o projeto visa fortalecer as cooperativas e associações, consolidar os processos de economia solidária e a coleta seletiva, com a inclusão de 600 catadores avulsos aianda não organizados nas politicas públicas de limpeza urbana. Também realizará a formação de 200 catadores já organizados e incluidos em programas municipais, além de ampliar e qualificar a infraestrura e fornecer assessoria aos grupos. Entre os temas da capacitação estão formação política, contábil e administrativa, logistica reversa, gestão integrada de resíduos, sustentabilidade, cooperativismo e cidadania.

(Atualizada em 02 de dezembro de 2012)

Conheça os grupos que compõem a Coopcent ABC

Breve história da Cooperpires

Breve história da Cooperma

Breve história da Reluz

Breve história da Refazendo - São Bernardo do Campo

Breve história da Raio de Luz - São Bernardo do Campo

Breve história da Coopercata - Mauá

Breve história da Associação Pacto Ambiental - Diadema

Breve história da Cooperlimpa - Diadema

Breve história da Vila Popular - Diadema

Breve história da Nova Conquista - Diadema

Breve história da Chico Mendes - Diadema

Breve história da Taboão - Diadema

PARCEIROS

PATROCÍNIO

Cooperativa Central de Catadores e Catadoras de Material Reciclável do Grande ABC - COOPCENT ABC
Rua Caracas, 120 - DIADEMA - SP - CEP: 09921-090 Tel: (11) 4054-2263 - CNPJ: 10.203.963/0001- 46