Coopcent ABC e Petrobras lançam projeto "Rede ABC Catadores Gerando Renda 2012/2013"

O lançamento do Projeto "Rede ABC Catadores Gerando Renda 2012/2013 aconteceu no dia 03 de maio no auditório do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, em Santo André, e contou com a presença de aproximadamente 80 pessoas entre catadoras, catadores, representantes do MNCR, Rede Cata Sampa, Petrobras, Consórcio Intermunicipal Grande ABC, Prefeituras, Unisol Brasil, Islog e movimentos sociais da região.

O evento teve início com Joana Darc Pereira, Presidente da Coopcent ABC, que fez uma explanação geral do Projeto destacando seus objetivos que são "aprimorar e fortalecer a gestão da Coopcent ABC, aumentar a quantidade de material coletado a ser comercializado coletivamente, consolidar a fábrica de varalpet e promover investimento na produção de vassouras de pet." Essas ações, segundo Joana, visam "contribuir para promover avanços na cadeia da reciclagem e elevar os rendimentos de catadoras e catadores de materiais recicláveis que atualmente atinge uma média de R$ 630,00 mensais entre os cerca de 180 cooperados que comercializam de 84 a 90 toneladas por mês".

O representante da Petrobrás Marcello Brandão parabeniza os catadores e catadoras pelo lançamento do projeto e cita que "a evolução dos grupos que compõem a Rede ABC é visível desde 2011", quando esteve visitando a região. Faz considerações sobre o significado do trabalho em rede, com os grupos se ajudando mutuamente, de acordo com suas possibilidades e necessidades, e dessa forma, completa Brandão, "passam a ser muito mais fortes". Parabeniza também a todos os parceiros e apoiadores do projeto, entre os quais o Consórcio Intermunicipal Grande ABC, as Prefeituras e as organizações envolvidas, que contribuem para o sucesso dessa importante iniciativa.

Luiz Paulo Bresciani, Secretário Executivo do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, salienta que "é uma honra para o Consórcio estar participando dos projetos em parceria com as cooperativas e grupos de catadores via Coopcent ABC junto com o Ministério do Trabalho, Senaes e Petrobrás, como contrapartida do movimento". E, pelo fato do Consórcio "ter que responder junto com os catadores e catadoras ao Tribunal de Contas da União", Bresciani coloca que muitas vezes a entidade atua com rigor nas prestações de contas para evitar ser "puxado a orelha por Brasília, mas isso faz parte do jogo", conclui. Encerra sua fala dizendo que "as portas do Consórcio estão e estarão sempre abertas no que pudermos fazer junto com o movimento dos catadores".

O representante do Movimento Nacional dos Catadores Carlos Henrique Nicolau inicia dizendo que "a doze anos atrás o MNCR surgia para que os catadores e catadores pudessem ser os protagonistas de sua história". Segundo Nicolau, "a Coopcent ABC para o MNCR é uma das referências no Brasil para a luta dos catadores" e parabeniza a entidade " pela formação das cinco turmas de catadores avulsos" cujos participantes receberam certificados de conclusão de curso ao final do evento.

Vanderléia Lima Sena Pereira, técnica da Universidade Metodista na Incubadora Pública de Empreendimentos Solidários de São Bernardo, salienta que este é o terceiro projeto da Coopcent ABC a receber apoio da Petrobras e esse fato segundo ela se deve a "credibilidade e seriedade da entidade". O catador precisa estar organizado e profissionalizado para fazer frente às necessidade do mercado e nesse sentido, a "incubadora vem atuando junto com os empreendimentos da região dando apoio no que precisar", conclui Vanderléia.

Maria Monica da Silva, mais conhecida como Mônica, integrante do Movimento Nacional dos Catadores e liderança da Coopcent ABC faz agradecimentos iniciais a duas pessoas, Luiz Henrique e Roberto Rocha, ambas representantes do Movimento Nacional dos Catadores da instância da nacional, pelo fato de terem acreditado na capacidade de organização da Coopcent e estimulado a entidade a lutar para conquistar esse projeto. Este é, para Monica, o terceiro projeto da Coopcent, mas o primeiro que "saiu da cabeça dos catadores, os técnicos deram contribuições na sistematização dos desejos nossos" . Nesse sentido, "é uma conquista política do movimento", enfatiza.

Monica, agradece a Petrobrás pela confiança no trabalho da Coopcent e por estar patrocinando este projeto. Estende os agradecimentos às Prefeituras, ao Consórcio Intermunicipal Grande ABC, à Incubadora, à Unisol Brasil e a várias entidades e pessoas que integram o grupo de assessoria e apoio da Coopcent. Comenta que o desejo da Coopcent é também integrar os demais municípios do Grande ABC, que ainda não fazem parte da entidade, "para que eles também tenham as mesmas oportunidades dos municípios que participam" e finaliza solicitando apoio das Prefeituras para que contribuam com esse grande desafio de agregar 600 catadores que estarão sendo formados pela Coopcent ABC, nas atividades relacionadas à coleta seletiva e a sustentabilidade, nos respectivos municípios.

Na segunda parte do evento, foi realizada entrega de certificados a catadoras e catadores que participaram em 2012 e 2013 do Projeto "Fortalecimento dos Catadores e Catadoras e Ampliação da Coleta Seletiva no Grande ABC", realizado em parceria entre a Coopcent ABC, Secretaria Nacional de Economia Solidaria - SENAES e a Petrobras.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Coopcent, Senaes-MTE e Consórcio Intermunicipal ABC realizam Seminário
A Coopcent ABC abre licitação para aquisição de 16 carrinhos motorizados, 05 prensas verticais, 01 fragmentadora de papéis e 01 carroceria.
Aberta Licitação para Empresa de Transporte para Serviços Eventuais
>
Conferência Regional de Economia Solidária une ABCDMRR e Baixada Santista (5 de abril de 2014)
Dilma visita estande da Coopcent ABC na Expocatadores (19/12/2013)
Catadoras do ABC agradecem à Dilma
Catadores organizados realizam coleta porta a porta em São Bernardo do Campo
Grande ABC e Baixada Santista organizam Conferência Regional da Economia Solidária
Catadora do ABC expõe no I Seminário Nacional da SENAES - PRÓ-CATADOR
Coopcent e Senaes formam mais uma turma de catadores e catadoras novos
Um dia na vida de uma cooperativa de catadoras e catadores de materiais recicláveis 29/05/2013
Coopcent ABC visita prefeito de Rio Grande da Serra 13/09/2013
Prorrogação de processo seletivo 09/2013
Coopcent ABC busca parceria com a Unimáquinas
San Diego é um exemplo de município sustentável no manejo e tratamento dos resíduos sólidos.)
Grande ABC realiza a I Conferencia Regional do Meio Ambiente (14/06/2013)
Catadores de São Bernardo do Campo realizam reunião com Tarcísio Secoli (18/06/2013)
Alunos do Curso de Formação de Novos Catadores de Ribeirão Pires do Projeto SENAES - Coopcent ABC realizam produção de filme (06/06/2013).
Coopcent ABC e Petrobras lançam projeto "Rede ABC Catadores Gerando Renda 2012-2013" - (03/05/2013)
Coopcent e Senaes formam mais uma turma de catadores e catadoras novos (10/05/2013)
Catadoras e catadores dão exemplo de cidadania e sabedoria (03/05/2013)
Central de Triagem de Recicláveis inaugurado em Mauá (05 de dezembro de 2012)
Um dia na vida de uma cooperativa de catadoras e catadores de materiais recicláveis (29/05/2013)
Assembleia para eleição da diretoria COOPCENT ABC 2012/2014.
O projeto REDE ABC 2010 realiza visitas de acompanhamento dos trabalhos nos grupos
Fortalecimento da Política Pública com a inclusão dos catadores
COOPCENT em vídeoconferência realizada pelo SENAES
Aula inaugural Projeto COOPCENT-SENAES no Consórcio ABC
Coopcent ABC alinhada com o Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Reciclável

Cooperativa Central de Catadores e Catadoras de Material Reciclável do Grande ABC - COOPCENT ABC
Rua Caracas, 120 - DIADEMA - SP - CEP: 09921-090 Tel: (11) 4054-2263 - CNPJ: 10.203.963/0001- 46