Dilma visita estande da Coopcent ABC na Expocatadores

A presidenta Dilma Rousseff participou na quinta feira (19/12/2013) da celebração de Natal com os catadores de materiais recicláveis e população em situação de rua, no Centro de Exposição do Anhembi, na cidade de São Paulo. Ao avistar entre os presentes a catadora de materiais recicláveis de Diadema e diretora da Coopcent ABC Vilma Moura, se dirige a ela, a abraça e a cumprimenta dizendo que "há três meses havia dito a ela em São Bernardo que estaria na celebração de Natal dos Catadores e estava, portanto, participando desse evento". E, pergunta a ela, onde se localizava "o estande em que estava participando". Ela tentou dizer mas o forte esquema de segurança montado não previa visita da Presidenta ao estande da Coopcent ABC.

Emocionada, Vilma retribuiu o abraço e o cumprimento e se lembrou que realmente a exatos três meses atrás, no dia 19 de agosto a Presidenta esteve no Paço Municipal de São Bernardo quando anunciou investimento para a região nas áreas de mobilidade urbana e habitação e fez entrega de 100 retroescavadeiras para vários municípios do interior do estado. Na ocasião a Presidenta comentou que "estaria no almoço de natal com os catadores" e Vilma respondeu dizendo que os "catadores a estarão aguardando com muita honra". Orgulhosa e ainda emocionada comentou minutos após: "nossa, que memória tem essa mulher..., e a gente se lembra do que nos é importante,.. ela realmente dá importância para os catadores", completou sussurrando.

Ainda durante a visita, Vilma toca o antebraço da Presidenta e o segurança ao lado comenta que ela não pode ser tocada. Apesar da discrição do segurança a Presidenta ouviu e segurando a mão de Vilma retrucou dizendo: "então eu posso tocar e segurar a sua mão". O trajeto preparado pela segurança presidencial e o Movimento Nacional dos Catadores, não previa visita ao estande da Coopcent mas a Presidenta ao avistar Vilma no estande se dirigiu a ele. Ao recepcionar Dilma no estande, Vilma explica sobre a máquina de fabricação de corda de varal a partir da garrafa pet da Coopcent ABC, uma tecnologia social que visa agregar valor a produtos recicláveis. Finaliza comentando sobre as atividades da Coopcent ABC.

Decreto institui Programa Nacional de Cooperativas Sociais

Na Expocatadores, a presidenta assinou decreto que institui o Programa Nacional de Cooperativas Sociais (Pronacoop Social) com a finalidade de coordenar e executar ações voltadas para cooperativas sociais e empreendedorismo. Foram celebrados, ainda, convênios para capacitação e geração de renda de catadores e população de rua. Segundo a presidenta, "o presidente Lula iniciou uma tradição, que eu mantenho, de celebrar o Natal com os catadores e moradores de rua. É uma oportunidade para lembrar que o nosso governo tem compromisso com todos os brasileiros e brasileiras. Esse Natal com os catadores e os moradores de rua é sempre emocionante.

O Brasil está no caminho certo, porque até pouco tempo atrás os catadores e as catadoras de materiais recicláveis não existiam para as políticas de governo, comenta Dilma. O governo, segundo a Presidenta, reconhece e considera os catadores e a população de rua como cidadãos. "Olhamos sabendo que vocês têm um papel no País e que vocês sempre serão pessoas capazes de ajudar no desenvolvimento e melhorar. Sobretudo, significa que este país abandonou a tradição discriminatória de hierarquizar seus cidadãos", completou.

Expocatador valorização e fortalecimento do catador

A Expocatadores prevê a valorização e fortalecimento profissional dos catadores de materiais recicláveis. Durante as atividades da exposição estão sendo oferecidas oficinas, feira de negócios, seminários técnicos, debates, ações de inclusão social e analise de liberação de crédito para empresas. Participam delegações de 12 países da América Latina, além da África do Sul e Índia.

Dilma também participou da entrega Prêmio Cidade Pró-Catador. Voltado para o reconhecimento de boas práticas de inclusão dos catadores de materiais recicláveis, o Prêmio é dirigido aos municípios cujas práticas estejam em sintonia com a Política Nacional de Resíduos Sólidos e reconhece as iniciativas municipais de integração dos catadores de materiais reutilizáveis e recicláveis em ações que envolvam a responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos.

Os municípios de Arroio Grande (Rio Grande do Sul), Bonito de Santa Fé (Paraíba), Crateús (Ceará) e Ourinhos (São Paulo) são os vencedores da primeira edição do Prêmio Cidade Pró-Catador. Dos 63 municípios inscritos no Prêmio Cidade Pró-Catador, dez foram selecionados na primeira etapa. São eles: Arroio Grande (RS), Bonito de Santa Fé (PB), Crateús (CE), Itaúna (MG), Lavras (MG), Manhumirim (MG), Novo Hamburgo (RS), Ourinhos (SP), Santa Cruz do Sul (RS) e Tibagi (PR). As iniciativas foram avaliadas in loco pela comissão de técnicos do governo federal que escolheram as quatro que mais se destacam no desenvolvimento de políticas públicas junto aos catadores de materiais recicláveis.

Os critérios utilizados para a seleção das iniciativas, foram a inclusão socioeconômica dos catadores, sustentabilidade, caráter inovador, replicabilidade, impacto no público-alvo, integração com outras políticas, participação da comunidade, existência de parcerias e escopo do projeto.

O prêmio é promovido pela Secretaria Geral da Presidência da República em parceria com o Ministério do Meio Ambiente, Fundação Banco do Brasil, Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) e Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR).

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Coopcent, Senaes-MTE e Consórcio Intermunicipal ABC realizam Seminário
A Coopcent ABC abre licitação para aquisição de 16 carrinhos motorizados, 05 prensas verticais, 01 fragmentadora de papéis e 01 carroceria.
Aberta Licitação para Empresa de Transporte para Serviços Eventuais
>
Conferência Regional de Economia Solidária une ABCDMRR e Baixada Santista (5 de abril de 2014)
Dilma visita estande da Coopcent ABC na Expocatadores (19/12/2013)
Catadoras do ABC agradecem à Dilma
Catadores organizados realizam coleta porta a porta em São Bernardo do Campo
Grande ABC e Baixada Santista organizam Conferência Regional da Economia Solidária
Catadora do ABC expõe no I Seminário Nacional da SENAES - PRÓ-CATADOR
Coopcent e Senaes formam mais uma turma de catadores e catadoras novos
Um dia na vida de uma cooperativa de catadoras e catadores de materiais recicláveis 29/05/2013
Coopcent ABC visita prefeito de Rio Grande da Serra 13/09/2013
Prorrogação de processo seletivo 09/2013
Coopcent ABC busca parceria com a Unimáquinas
San Diego é um exemplo de município sustentável no manejo e tratamento dos resíduos sólidos.)
Grande ABC realiza a I Conferencia Regional do Meio Ambiente (14/06/2013)
Catadores de São Bernardo do Campo realizam reunião com Tarcísio Secoli (18/06/2013)
Alunos do Curso de Formação de Novos Catadores de Ribeirão Pires do Projeto SENAES - Coopcent ABC realizam produção de filme (06/06/2013).
Coopcent ABC e Petrobras lançam projeto "Rede ABC Catadores Gerando Renda 2012-2013" - (03/05/2013)
Coopcent e Senaes formam mais uma turma de catadores e catadoras novos (10/05/2013)
Catadoras e catadores dão exemplo de cidadania e sabedoria (03/05/2013)
Central de Triagem de Recicláveis inaugurado em Mauá (05 de dezembro de 2012)
Um dia na vida de uma cooperativa de catadoras e catadores de materiais recicláveis (29/05/2013)
Assembleia para eleição da diretoria COOPCENT ABC 2012/2014.
O projeto REDE ABC 2010 realiza visitas de acompanhamento dos trabalhos nos grupos
Fortalecimento da Política Pública com a inclusão dos catadores
COOPCENT em vídeoconferência realizada pelo SENAES
Aula inaugural Projeto COOPCENT-SENAES no Consórcio ABC
Coopcent ABC alinhada com o Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Reciclável

Cooperativa Central de Catadores e Catadoras de Material Reciclável do Grande ABC - COOPCENT ABC
Rua Caracas, 120 - DIADEMA - SP - CEP: 09921-090 Tel: (11) 4054-2263 - CNPJ: 10.203.963/0001- 46