O que é coleta seletiva?

Coleta seletiva é o termo usualmente utilizado para o trabalho de recolhimento e separação de materiais para posteriormente serem enviados para a reciclagem.

Entre os materiais recicláveis podemos citar os diversos tipos de papéis, plásticos, metais, vidros e componentes eletrônicos. Com a coleta seletiva pretende-se resolver ou minimizar os problemas de acumulação de lixo nos centros urbanos e reintegrar a parte selecionada ao ciclo industrial, promovendo vantagens ambientais, econômicas e sociais.

A reciclagem de papéis, vidros, plásticos e metais, que representam em torno de 40% do lixo doméstico reduz a utilização dos aterros sanitários, prolongando sua vida útil. Da mesma forma, reduz os níveis de poluição ambiental e do desperdício de recursos naturais, através da economia de energia e matérias primas.

Um exemplo de economia e ganho ambiental é com a reciclagem do alumínio: a cada quilo de alumínio , cinco quilos de bauxita (minério de onde se produz o alumínio) são poupados, ou seja não necessita ser retirado do meio ambiente. Para se reciclar uma tonelada de alumínio, gasta-se 5% de energia que seria necessária para se produzir a mesma quantidade de alumínio via processamento da bauxita in natura. Nesse caso, a reciclagem proporciona economia de 95% de energia elétrica.

Outro importante benefício da coleta seletiva é com a geração de emprego e renda. A coleta seletiva proporciona milhares de empregos diretos e indiretos por todo país. Muitos estão buscando trabalho neste setor e conseguindo renda para manterem suas famílias. Cooperativas de Catadores/as continuam se formando por todo país visando aperfeiçoar a qualidade e eficiência dessa atividade à fim de promover inclusão social e melhoria da qualidade de vida dos profissionais envolvidos.

Tipos de Coleta Seletiva:

- Porta a Porta: Catadores e catadoras percorrem as residências em dias e horários específicos. Os moradores entregam os recicláveis ou depositam nas calçadas, devidamente acondicionados.

- PEV (Posto de Entrega Voluntária): Os moradores depositam espontaneamente os recicláveis em pontos determinados onde estão os recipientes específicos para esse fim.

- Postos de Troca: Local onde se realiza a troca de materiais a serem reciclados por algum bem.

- PICs (Programa Interno de Coleta Seletiva): Programa realizado através da parceria entre instituições públicas e privadas com cooperativas e/ou grupos de catadores/as.

Cooperativa Central de Catadores e Catadoras de Material Reciclável do Grande ABC - COOPCENT ABC
Rua Caracas, 120 - DIADEMA - SP - CEP: 09921-090 Tel: (11) 4054-2263 - CNPJ: 10.203.963/0001- 46