Projeto Rede ABC 2010: Coopcent ABC e Petrobras fortecendo a organização das cooperativas

Desde outubro de 2010 a Coopcent ABC vem desenvolvendo o projeto Rede ABC 2010 inserido no Programa Petrobras Desenvolvimento & Cidadania que tem por objetivo o fortalecimento da gestão das cooperativas, ampliação da formação e organização para a venda coletiva diretamente à indústria.

A venda direta para a indústria, significa comercializar por um valor superior aos preços pagos pelos atravessadores, principalmente, pelo “ferro velho”, onde a maioria dos catadores comercializa os seus materiais. No ferro velho o PET é vendido pelos catadores à R$ 0,40 centavos enquanto que na indústria alcança R$ 1,20, ou seja 200% de diferença.

A venda direta para a indústria no entanto exige dos grupos quantidade, qualidade, regularidade, organização, capacitação logística e infraestrutura. Para atender a essas exigências a comercialização em rede é a alternativa para superar a exploração dos catadores, melhorar as condições de preço e consequentemente a renda dos catadores. Outro objetivo da Coopcent ABC é fortalecer a organização dos catadores e catadoras para serem reconhecidos como prestadores de serviço público e portanto remunerados pelas políticas públicas de limpeza urbana, conforme prevê a Política Nacional de Resíduos Sólidos, de 2010.

Hoje a Coopcent ABC também produz e comercializa o varal de garrafa PET, que é uma tecnologia social que avança na cadeia produtiva da reciclagem agregando valor a esta matéria prima. Dentro em breve também estará produzindo em escala a vassoura de PET que com o varal estará aumentando a renda dos grupos de coleta seletiva.

PARCEIROS

PATROCÍNIO

Cooperativa Central de Catadores e Catadoras de Material Reciclável do Grande ABC - COOPCENT ABC
Rua Caracas, 120 - DIADEMA - SP - CEP: 09921-090 Tel: (11) 4054-2263 - CNPJ: 10.203.963/0001- 46